Prémio de Mestrado em Ecologia dos Sistemas Aquáticos para David Mateus

David Mateus, bolseiro de investigação no CIEMAR, foi galardoado com o "Prémio de Mestrado em Ecologia dos Sistemas Aquáticos SPECO-MARE", pela tese de mestrado realizada em 2017 com o título "Variabilidade espacial e temporal do recrutamento de Pollicipes pollicipes na região de Sines".

A tese de mestrado em Biologia Marinha foi realizada no CIEMAR sob a orientação científica de Henrique Queiroga, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Teresa Cruz, professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, e de David Jacinto, ambos investigadores do CIEMAR e do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

A atribuição do prémio foi feita no âmbito do 17.º Encontro Nacional de Ecologia, a 16 de novembro, na Universidade de Évora.

A realização do trabalho agora premiado, segundo o investigador, possibilitou “obter recrutamento de percebe num substrato artificial novo (“barticle”); obter a variação temporal do recrutamento de percebe em “barticles” e em conspecíficos; estudar índices de recrutamento em “barticles” e em conspecíficos e definir a época de recrutamento utilizando cada índice; estudar a estrutura dimensional dos juvenis fixos em “barticles” e em conspecíficos; relacionar o recrutamento de percebe com variáveis ambientais; estudar a variação espacial e temporal da disponibilidade larvar de percebe” bem como aprofundar o estudo da “variação espacial do recrutamento de percebe em locais com acentuada variação de exposição ao hidrodinamismo e de abundância de percebes”.

Os resultados entretanto obtidos “têm aplicação direta em estudos sobre a monitorização do recrutamento do percebe” sublinha o investigador. Por outro lado, “o conhecimento obtido através da utilização dos “barticles” pode ter aplicações práticas em conservação e recuperação de populações exploradas de percebe, bem como em aquacultura de percebes, utilizando os “barticles” como substrato de fixação larvar”.

A tese de mestre em Biologia Marinha foi realizada no CIEMAR sob a orientação científica de Henrique Queiroga, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Teresa Cruz, professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, e de David Jacinto, ambos investigadores do CIEMAR e do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O concurso pretende premiar trabalhos de investigação de âmbito ecológico desenvolvidos em todo o tipo de sistemas aquáticos, naturais ou artificiais, incluídos, quer em meio dulciaquícola, quer em meio salobro ou marinho. Engloba, assim, águas subterrâneas, rios e ribeiros, lagos, albufeiras, canais, paúis, estuários, lagoas e rias, zonas marinhas costeiras e águas oceânicas abertas e profundas. Podem incidir sobre aspectos ecológicos a diferentes níveis da organização dos seres vivos, desde o ecossistema, à comunidade, espécie, população ou mesmo a níveis inferiores de organização dos seres vivos, e sua relação com as condicionantes ambientais.

Publicado em 20.11.2018