Notícias

A comunidade de atores do Atlântico é convidada a apresentar os seus projetos de excelência nas seguintes áreas:
Empreendedorismo e Inovação | Ambiente marinho e costeiro Atlântico | Acessibilidade e conectividade | Sustentabilidade | Cooperação na área Atlântica

De 03.05.2017 a 16.06.2017

O Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) e o Centro de Ciência Vida de Estremoz (CCVEstremoz) da Universidade de Évora (UÉ) associam-se à iniciativa “ao Leme com Ciência Viva”.

Um cruzeiro científico na Caravela Vera Cruz, réplica das caravelas utilizadas pelos portugueses na era dos descobrimentos e construída para assinalar a comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, foi a iniciativa escolhida pela Agência Nacional Ciência Viva, para assinalar a vigésimo aniversário do programa “Ciência Viva no Verão”.

Publicado em 29.07.2016

Está em desenvolvimento no CIEMAR um novo projeto sobre a aquacultura do percebe.

2016-19- Aquapollis+ - Aquacultura do percebe (Pollicipes pollicipes ). Coordenação: Universidade de Évora (CIEMAR). Financiamento: Programa Operacional Regional do Alentejo.

Publicado em 14.06.2016

Foi recentemente publicado por investigadores do CIEMAR um novo artigo científico sobre o percebe.

Jacinto, D. & Cruz, T., 2016. Predicting Pollicipes pollicipes (Crustacea: Cirripedia) abundance on intertidal rocky shores of SW Portugal: a multi-scale approach based on a simple fetch-based wave exposure index. Scientia Marina, 80 (2): 229-236.

Publicado em 14.06.2016

São apresentadas na página do CIEMAR publicações e comunicações feitas em 2015 por investigadores do CIEMAR, e as primeiras de 2016.

Publicado em 11.01.2016
Parabéns à Daniela e à Margarida!

A Daniela Silva e a Margarida Figueira concluíram em 2015 as suas teses de mestrado, realizadas no CIEMAR, e estão de parabéns, assim como os seus orientadores!

Publicado em 11.01.2016

Foi recentemente publicado por duas investigadoras do CIEMAR um artigo sobre crustáceos marinhos (clique aqui para o consultar) na nova revista IDE@-SEA (informações aqui).

Publicado em 04.08.2015

Projeto PERCEBES - Gestão, ecologia e conservação do percebe em Portugal (mais informações em www.percebes.uevora.pt)

Publicado em 24.07.2015

Projeto PROTECT - Estudos científicos para proteção marinha na costa alentejana (mais informações em www.protect.uevora.pt)

Publicado em 24.07.2015

No relatório CIEMAR_25 anos é apresentado um resumo das principais atividades desenvolvidas desde 1990 no CIEMAR ou com o apoio deste laboratório.

Estão de parabéns todos os que apoiaram e desenvolveram atividades no CIEMAR, a quem este relatório é dedicado com um grande obrigado.

Publicado em 17.07.2015