Apresentação

Em funcionamento desde 1990 em Sines, o CIEMAR é uma unidade interdepartamental de investigação, ensino e prestação de serviços da Universidade de Évora  (Ordem de Serviço n.º 11/91), integrada na Escola de Ciências e Tecnologia  a partir de 2015.

A investigação científica do CIEMAR tem sido desenvolvida sobretudo no domínio da biologia e da ecologia marinha, com destaque para a ecologia costeira, a biologia e conservação de recursos marinhos, e a poluição marinha. Os respetivos estudos têm sido realizados com o financiamento de projetos nacionais e internacionais, e no âmbito de programas de doutoramento. Os investigadores do CIEMAR são membros do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente .

A prestação de serviços tem incluído estudos sobre a avaliação e a monitorização da qualidade de ambientes marinhos, nomeadamente no Porto de Sines.

O CIEMAR tem dado apoio logístico e científico a cursos de licenciatura e mestrado da Universidade de Évora e de outras universidades, nacionais e estrangeiras, bem como a cursos de formação contínua de professores. Têm sido regularmente lecionadas aulas nas áreas científicas acima referidas, bem como de outras áreas das ciências biológicas e geológicas.

Com a colaboração de diversas entidades locais e nacionais, são regularmente desenvolvidas atividades de divulgação científica e de educação ambiental dirigidas ao público em geral e a alunos em diferentes níveis de ensino, e foram organizadas conferências nacionais e internacionais.

Instalado em Sines com a colaboração da Câmara Municipal de Sines , o CIEMAR dispõe de diversos equipamentos para trabalhos laboratoriais (por exemplo, para observação microscópica e análise físico-química) e de terreno (por exemplo, equipamento de fotografia, vídeo e mergulho, jangada de cultivo, jipe e embarcação), bem como condições para alojamento temporário de alunos e investigadores.